Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
01/09/2011 | Começou a Zona Azul – Saiba mais!

Começou nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, conforme anunciado, a implantação no novo sistema de Zona Azul. Funcionários do Estacionamento Central, empresa vencedora da licitação, estavam e continuarão disponíveis na Praça Bernardino de Campos para auxiliar os usuários e as dúvidas decorrentes sobre o funcionamento do sistema.

A reportagem do Portal Cidade de Itapira foi atendida pelo Diretor de T. I.,  da Central, Ricardo Santos Lopes que forneceu os esclarecimentos solicitados.

PCI: O que eu devo fazer após estacionar?

RL: Assim que parar, deve-se ir até um ponto de venda e adquirir um cartão para o estacionamento e digitar as informações como o número do cartão e o tempo de permanência. Quando adquirir, o veículo já estará autorizado a estacionar, o sistema é totalmente digital. O comprovante emitido é usado apenas para eventual pagamento, não é necessário voltar no veículo para guardar-lo, porque no momento da compra deve ser informado o número da placa do carro, e quando for fiscalizado já estará liberado para estacionamento.

PCI: Cada cartão só pode ser utilizado para um veículo?

RL: Sim, nessa forma que mostrei seria para comprar créditos avulsos, usuários constantes podem comprar um cartão e abastecer o cartão com créditos. O cartão também é usado separadamente, ou seja, um para cada carro.

PCI: Como será a fiscalização?

RL: Nós vamos ter agentes fiscalizando quem está com o cartão, se não estiver válido vai ser dado um aviso e a autoridade municipal vai fazer a multa, no caso os agentes de trânsito.

PCI: Esse sistema de fotografar a placa, como funciona?

RL: Assim que for detectada alguma irregularidade, são tiradas fotos do carro junto com sua posição, pega por GPS e manda eletronicamente ao nosso sistema. A administração de trânsito da cidade tem acesso ao mesmo programa e assim pode acionar o agente.

PCI: E quanto aos moradores das áreas em que são cobradas, têm alguma preferência?

RL: Essa é uma questão referente somente à Prefeitura da cidade, e não nos foi esclarecido. A princípio todas as áreas demarcadas serão pagas, mas cabe aos moradores entrarem em contato com o órgão responsável para averiguarem a situação. Nós temos o serviço por concessão da Prefeitura e cumprimos todas as regras que são determinadas.

PCI: E quanto aos idosos e deficientes?

RL: Têm apenas preferência de vagas, mas não isenção de custo.

PCI: As recargas dos cartões são feitas no mesmo lugar das vendas?

RL: Sim, os cartões e as recargas são todos vendidos no mesmo ponto, e quem não quiser o cartão pode adquirir de forma avulsa por hora, e terão pontos de auto-atendimento, então quem já comprou o crédito e já possui o cartão pode ir até esse local e já liberá-los.

PCI: Quando serão implantados os ‘totens’?

RL: Amanhã provavelmente já terá algum de exemplo. Hoje, infelizmente, não conseguiu chegar a tempo, mas amanhã já estará aqui funcionando para aprender a utilizá-lo.

PCI: Já estará disponível para consultar créditos do cartão pelo celular?

RL: Por enquanto esse sistema não está disponível aqui ainda, mas é uma possibilidade.  Existem várias ‘tecnologias’ de consulta, mas conforme nós da concessionária estamos disponibilizando isso para a população, entraremos em contato com a prefeitura para mantê-los informados.

Segundo alguns moradores que foram entrevistados, esse sistema ajuda a controlar o fluxo de carros no centro da cidade permitindo assim a boa circulação de veículos, além disponibilidade de vagas.

A Associação Comercial e Empresarial de Itapira, através do seu presidente José Natalino Paganini, vem lutando para a implantação do sistema Zona Azul, desde abril de 2009. “Foi mais uma luta vencida. Agora, a nossa obrigação é fazer com que dê tudo certo.”

Paganini está ligado ao sistema.Tomamos pé da situação. Agora é conosco. Tem participado de inúmeras reuniões, tanto com a parte técnica, como a comercial. “Nossa única preocupação está com o fato da empresa ser nova na modalidade. Itapira é a primeira cidade que eles estarão operando. Mas vamos fazer dar tudo certo.Por isso, não podemos deixar que a coisa comece errado. Tudo que depender da ACEI, empresa, prefeitura e população encontrarão em nós um porto seguro. Depois de tanta luta, não podemos morrer na praia. O comércio de Itapira precisa de um estacionamento rotativo. Tem que dar certo!” completou.

Paganini esclareceu, também, que o usuário não precisará comprar créditos. Ele poderá estacionar, dirigir-se até um posto de venda, informar a placa do seu carro, pagar R$ 1,00, receber o comprovante e fazer as suas necessidades.  E continuou: “a Central vai montar 30 postos de venda, dois a cada oitenta vagas, conforme o fluxo de veículos, para facilitar a vida dos usuários. Nós já estamos trabalhando para oferecer trinta comerciantes dispostos a assumir os postos. Estamos caminhando bem. Não vamos ter problemas com isso. Tenho certeza”, sentenciou.

No dia 15 de setembro, a ACEI organizará o tradicional “Café com os Empresários” como uma reunião oficial para a determinação dos comerciantes responsáveis pelos postos, lá estarão, também, os responsáveis pelo Estacionamento Central.

A cobrança, segundo Paganini, começará efetivamente a partir do dia 1º de outubro. Até lá, os monitores cuidarão dos esclarecimentos, a prefeitura distribuirá as placas e fiscalizará os procedimentos da empresa operadora, a divulgação será intensificada e reuniões serão realizadas para que tudo aconteça, de forma correta, conforme planejado.

Com a sua tradicional serenidade, Paganini finalizou a conversa, assim: ”sabe, mestre, muito se falou sobre o fato da prefeitura não chamar a ACEI para a assinatura do contrato e por não reconhecer o empenho nosso na solução do problema. Isso de fato aconteceu, a imprensa constatou e noticiou. Mas o nosso espírito é o de somar, sempre. Nunca dividir. Pouco importa os créditos, o reconhecimento, o holofote. Queremos isto sim, o melhor para a cidade, para o povo de Itapira, para os comerciantes que integram a associação que eu dirijo. Por isso, parabenizo o prefeito pela conclusão do processo e da nossa parte, só nos resta, garantir para que tudo dê certo. Esse é o nosso pensamento.”     

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1625 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções